terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CUNA DE LOBOS - 1986 -1987

(2/2/2010)


CUNA DE LOBOS
Cuna de Lobos, no Brasil (Ambição), é uma telenovela mexicana da Televisa. Foi protagonizada por Gonzalo Vega, Diana Bracho, María Rubio, Rebecca Jones e Alejandro Camacho. Escrita por Carlos Olmos, produzida e dirigida por Carlos Téllez, foi emitida originalmente pelo Canal 2 (XEW-TV) de Televisa, o Canal de las Estrellas, entre 1986 e 1987.
Hoje, a novela é considerada um clássico. Foi exibida no Brasil às 21h de 2 de Dezembro de 1991 a 23 de Março de 1992, pelo SBT. No Brasil, o nome foi alterado. Registrou boa audiência (12 pontos), apesar de concorrer com a novela das oito, já que apenas 3 meses depois do seu desfecho foi reprisada à tarde. De Cuna de Lobos(Berço de Lobos, em português) passou a se chamar Ambição. Seu final(leia-se última cena) é considerado um dos mais surpreendentes da história das novelas mexicanas. Além disso, sua grande marca foi a vilã Catarina Creel, satirizada na comédia Tempestade de Lágrimas, no programa Casa da Angélica.


SINOPSE

Leonora Navarro trabalha no México e vive na casa de sua madrinha, Esperança. Um dia, um carro se choca contra os cristais da oficina onde Leonora trabalha e ela ajuda o motorista, um rico empresário dono de um laboratório farmacêutico, chamado Carlos Larios, que acaba morrendo no acidente. O filho de Larios, Alexandre, agradece Leonora pela ajuda prestada. Ambos se simpatizam e voltam a se ver. Alexandre está casado com Vilma e ambos vivem com a mãe dele, Catarina Creel, que usa um tapa-olho. Alexandre tem um meio-irmão, chamado José Carlos, que vive no exterior e volta para o funeral de seu pai.
Catarina odeia seu enteado José Carlos. Acontece a leitura do testamento de Carlos. Nele, se estabelece que seus filhos não receberão o dinheiro enquanto não lhe derem um neto. Catarina se alegra, porque Alexandre tem vantagens sobre José Carlos(já que este não é casado e não parece ter previsão para tal, enquanto Vilma pode engravidar de Alexandre a qualquer momento). Mas Vilma é estéril e só ela e Alexandre sabem. Alexandre tem um plano para conseguir um filho. Engravidará Leonora para depois ficar com seu filho. Leonora corresponde ao amor de Alexandre sem saber que ele é casado e se entrega; pouco tempo depois descobre que está grávida. Alexandre envolve Vilma em seu plano, que, ante o desejo e o desespero por ter um filho, forja uma gravidez. Para os olhos de todos, o filho de Leonora será de Vilma.


Tempos depois, Catarina descobre que a gravidez de sua nora era uma farsa e acaba sendo cúmplice de Alexandre e Vilma para conseguir o filho de Leonora. Enquanto José Carlos é constantemente humilhado por Catarina, que o culpa de ter tirado seu olho por acidente quando era pequeno. José Carlos, que gosta dela como sua própria mãe, se sente culpado por isso. A megera, sozinha em seu quarto, tira o tapa-olho e revela que nunca perdeu seu olho, mas só usa essa mentira para martirizar José Carlos.
Chega a hora de Leonora dar a Luz. Através de mentiras, Alexandre a leva até São Miguel Allende, em uma clínica de um doutor, onde é atendida por uma sinistra enfermeira chamada Rosália (que logo depois irá ser morta por Catarina, que lhe arma uma emboscada). Quando o menino nasce, é tirado de Leonora e entregue à Vilma. Leonora, quando percebe a armadilha em que caiu, decide lutar como uma loba para recuperar seu filho e se vingar de Alexandre, Vilma e Catarina. Acidentalmente conhece José Carlos e será por meio dele que Leonora chegará até a família Larios. Os dois se apaixonam. Catarina comete vários crimes para impedir que descubram seus segredos: que não perdeu o olho e que o filho de Alexandre, chamado de "pequeno Edgar", não é de Vilma.
A trama vai se desenrolando e os crimes de Catarina vão sendo descobertos. Seus crimes chegam no ápice quando, acreditando que José Carlos e Leonora, que se casaram, viajarão no seu jatinho particular, adultera o combustível do avião para que ele exploda no ar. Mas não são José Carlos e Leonora quem viajam no jatinho. Alexandre pede ao irmão que ceda seus lugares no avião, porque Vilma, que está com um câncer incurável no útero, está morrendo e ele precisa levá-la a Houston. José Carlos aceita e são Alexandre e Vilma que viajam no jatinho quando ele explode em pleno vôo. Catarina, a ponto de ser presa pela polícia, se suicida ao saber que matou seu filho por engano. Leonora recupera seu filho, a quem troca de nome, que agora é Bráulio, como o pai dela. Agora ela é feliz e está grávida de José Carlos.
Passam-se os anos. O menino Bráulio e seu irmãozinho, o filho de Leonora e José Carlos, brincam no quarto onde Catarina se suicidou, há anos. Acidentalmente, eles encontram os tapa-olhos. Bráulio coloca um deles no olho, seu irmão pergunta: "Bráulio, o que você está fazendo?" e ele responde: "Eu não sou Bráulio. Sou o pequeno Edgar!".



ELENCO


Elenco
María Rubio - Catarina Creel De Larios
Gonzalo Vega - José Carlos Larios
Diana Bracho - Leonora Navarro
Alejandro Camacho - Alexandre Larios
Rebeca Jones - Vilma Gaixola Larios
Carmen Montejo - Esperança Aguirre
Lilia Aragón - Rosália
Carlos Cámara - Dr. Gutiérrez
Rosa María Bianchi - Berta Moscoso
Edna Bolkan - Paulina
Angelica Aragón - Amélia
Julia Alfonzo - Cecília
Josefina Echánove - Elvia
Blanca Torres - Clotilde
Margarita Isabel - Elena
Magda Karina - Lucero
Enrique Muñoz - Capitán Gudini
Julia Alfonzo - Cecilia De La Mancorra
Lourdes Canale - Alicia Molina
José Ángel Espínoza - Don Braulio
Roberto Vánder - Julio Sifuentes
Ramón Menéndez - Dr. Frank Syndell
José Ángel Espínoza - Samuel Navarro
Jorge Fegan - Escudero (El Joyero)
Miguel Gómez Checa - Dr. Terán
Edna Bolkan - Paulina Pedrero
Luis Rivera - Mauricio
Wally Barrón - Comandante Luna
Ramón Menéndez - Blásquez
Blanca Torres - Señora Cifuentes
Emilio Guerrero - Controlador Aéreo
Eduardo Alcántara - Melquiades
Carmen Amezcua
Angélica Aragón - Amelia Larios
Edmundo Barahona - Trejo
Alfredo Wally Barrón - Inspetor Luna
Carlos Bonavides
José Luis Caro - Edgar de la Fuente
Ana Bertha Espín - Mayra
Enrique Hidalgo - Gamboa
Ricardo Ledezma - Pancho
Gerardo Mayol - Gómez
Maricruz Nájera - Viuva de Gutiérrez
Oralia Olvera - Rocío'
Mercedes Pascual - Iris Van Der Sant de la Fuente
Carlos F. Pouliot - Edgar
César Arias - Señor Suárez
Alfonso Obregón - Inspetor de Policía
Jorge Santos - Inspetor de Policía
Javier Rivero


ABERTURA

Abertura
A telenovela foi exibida no Brasil em uma época na qual o SBT costumava editar/refazer por completo as aberturas (e seus temas também) na exibição brasileira. Com Cuna de Lobos não foi diferente. Se no México, o tema de abertura era instrumental, no Brasil a música de abertura foi criada especialmente para a novela. O tema de abertura era cantado por Arthur Rezende, que foi integrante do grupo Super Feliz, e também cantava a música tema da novela Carrossel. A música de Ambição consta no LP 12 Super Temas de Novelas lançado em 1992 pelo SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário